quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Interpretação textual e análise linguística

Atividade

 
D16-Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Leia a tirinha abaixo:


 
 

 
 
1-(EEFMAS) O traço de humor no texto está presente
A) no 1º quadrinho onde cebolinha canta feliz.
B) no 2º quadrinho quando cebolinha responde a pergunta de Cascão.
C) no 2º quadrinho quando Cascão pede para usar o sapato de cebolinha.
D) no último quadrinho quando Cascão usa o sapato para jogar em Cebolinha.

D29-Reconhecer e empregar as relações morfossintáticas das diferentes classes de palavras.

02-(EEFMAS) “Cebolinha! Posso usar seu sapato?”. O termo destacado é um
A) adjetivo.
B)substantivo.
C)pronome.
D)advérbio.
 
Leia o texto a seguir:

ERRO DE E MAIL

Um casal decide passar férias numa praia do Caribe, no mesmo hotel onde passou a lua de mel 20 anos antes.
Por causa do trabalho, a mulher não pode viajar com o marido. Deixa para ir alguns dias depois. Quando o homem chega ao seu quarto do hotel, vê que há um computador com acesso à internet. Decide então enviar um e-mail à mulher, mas erra uma letra sem perceber e o envia a outro endereço.
O e-mail é recebido por uma viúva que acabara de chegar do enterro do marido. Ao conferir seus e-mails, ela desmaia instantaneamente. O filho, ao entrar em casa, encontra a mãe caída perto do computador. Na tela está escrito:
Querida esposa, Cheguei bem, Provavelmente você se surpreenda ao receber notícias minhas por e-mail. Mas agora tem computador aqui e pode-se enviar mensagens às pessoas queridas. Acabo de chegar e já me certifiquei de que está tudo preparado para você vir na sexta-feira que vem. E espero que a sua viajem seja tão tranquila como está sendo a minha.
SÓ UM DETALHE: Não traga muita roupa, aqui faz um calor infernal.
 
Acesso em 02/04/2014   

D24- Reconhecer gênero discursivo.
 
03-(EEFMAS) O texto acima é
A) uma piada.
B) uma notícia.
C) um poema.
D) um conto.

D12-Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
 
04- (EEFMAS) A finalidade do texto acima é
A)relatar fatos reais ou imaginários de forma rica e criativa.
B)provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê.
C)informar sobre uma determinada ocorrência.
D)emocionar e sensibilizar o leitor.

Leia o fragmento do livro Viver para contar de Gabriel García Márquez:


Até a adolescência, a memória tem mais interesse no futuro que no passado, e por isso minhas lembranças da cidadezinha ainda não estavam idealizadas pela nostalgia. Eu me lembrava de como ela era: um bom lugar para se viver, onde todo mundo conhecia todo mundo, na beira de um rio de águas diáfanas que se precipitavam num leito de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos. Ao entardecer, sobretudo em dezembro, quando passavam as chuvas e o ar tornava-se de diamante, a Serra Nevada de Santa Marta parecia aproximar-se com seus picos brancos até as plantações de banana, lá na margem oposta. Dali dava para ver os índios aruhacos correndo feito formiguinhas enfileiradas pelos parapeitos da serra [...]. Nós, meninos, tínhamos então a ilusão de fazer bolas com as neves perpétuas e brincar de guerra nas ruas abrasadoras.
Pois o calor era tão inverossímil, sobretudo durante a sesta, que os adultos se queixavam dele como se fosse uma surpresa a cada dia. Desde o meu nascimento ouvi repetir, sem descanso, que as vias do trem de ferro e os acampamentos da United Fruit Company foram construídos de noite, porque de dia era impossível pegar nas ferramentas aquecidas pelo sol.
 
Gabriel García Márquez. Viver para contar. 2ª- ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

D1-Localizar informações explícitas em um texto.

05-(EEFMAS) Nesse trecho o autor conta
A) um fato vivido.
B) uma situação.
C) lembranças de um lugar.
D) lembranças de uma pessoa.

D15-Estabelecer relações lógico discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
6-(EEFMAS) “[...] Eu me lembrava de como ela era: um bom lugar para se viver, onde todo mundo conhecia todo mundo,na beira de um riode águas diáfanas[...].” A expressão destacada indica
A) modo.
B) causa.
C) tempo.
D) lugar.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário